Faça diferente! 3 ferramentas de tecnologia para se destacar no mercado on-line

Perfil Braspag

11 de novembro de 2020

Business

Faça diferente! 3 ferramentas de tecnologia para se destacar no mercado on-line

Um dos temas abordados durante o Braspag Black Friday Kickoff 2020 foi a necessidade de se diferenciar perante a concorrência em um mercado cada vez mais competitivo no cenário digital. No bate-papo entre Vítor Pereira, comercial de novos negócios da Braspag e Marcelo Marques, diretor de desenvolvimento de negócios da Elo, uma das tendências abordadas foi o fortalecimento de três tecnologias, que ganharam força em toda a cadeia online e destacaram-se como apoio de vendas para os lojistas, aumentando a conversão. São elas:

Tokenização

Tecnologia que substitui o número do cartão de crédito por um token, ou seja, uma sequência única de caracteres. Seu grande benefício é a segurança para todos os integrantes do ecossistema, uma vez que os dados trafegam de uma maneira muito mais segura. O funcionamento é simples: os clientes de sites e marketplaces inserem os dados do cartão, que ficam armazenados, facilitando o momento do check-out e a conversão de vendas na ponta. Os índices de fraude diminuem substancialmente e o momento da compra é feito de forma simples e segura.

3DS 2.0

Trata-se de um protocolo de autenticação silencioso do portador. Por meio de algumas ferramentas embarcadas, seja na solução de sites por meio dos gateways ou dos próprios celulares, – que hoje são utilizados para realizar compras on-line – é possível autenticar aquele cliente, ou seja, ‘validá-lo’.  Aqui o lojista também ganha com a diminuição de fraude levando os emissores a autorizarem um número maior de transações.  No entanto, o grande ganho é a inserção de cartões de débito no mundo online, já que existem milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito, mas possuem uma conta corrente em algum banco ou fintech. Estes portadores utilizam o boleto como ferramenta de compra online. Entretanto, sabe-se que a conversão via boleto não é tão significativa quanto a de cartão. Com esse modelo de autenticação silenciosa, milhões de novas pessoas poderão comprar no mundo online.

Cashback

Ferramentas de ofertas e promoções que tem um modelo muito mais simples de viabilizar dentro de um ecossistema de site ou marketplace. Tem evoluído muito rapidamente e simplifica bastante o processo de se colocar uma campanha ou uma ação comercial na rua.    

Por fim, fica claro que tecnologia e vendas andam de mãos dadas, seja para aumento da conversão, ou para retenção de clientes, ou para melhoria de resultados dos negócios de uma empresa. É possível otimizar a estratégia usando a tecnologia e dados para desenvolver estratégias inteligentes e eficazes, tornando marcas e empresas cada vez mais competitivas e prontas para o mercado brasileiro.

Como podemos lhe ajudar?