Meios de pagamento merecem atenção redobrada em datas de varejo

Perfil Braspag

9 de novembro de 2020

Business

Meios de pagamento merecem atenção redobrada em datas de varejo

Quando perguntados sobre quais as principais preocupações para a Black Friday, a maioria dos varejistas virtuais responde: “conseguir mais clientes” ou “proporcionar uma boa experiência de entrega”. Porém, durante o Braspag Black Friday Kickoff 2020, uma semana de webinars que reuniu, diversos especialistas dos mais variados segmentos do e-commerce, Diogo Vicentini, Business Owner e-Commerce da Cielo foicategórico: os meios de pagamento merecem muita atenção!

Boom de novos compradores

A pandemia levou 7 milhões de brasileiros a realizarem a primeira compra on-line. Outro fator que levou as pessoas a adentrarem neste “novo mundo” de pagamentos digitais foi o auxílio emergencial, disponibilizado através de aplicativo. Neste novo panorama, os cidadãos que antes não tinham interesse ou afinidade com meios de pagamento on-line tiveram de “vencer seus medos”.

Variedade é tudo

Os consumidores do e-commerce têm diferentes perfis: os mais acostumados preferem os meios mais práticos, como links de pagamento, token, cartão de crédito, pagamentos contactless, etc. Porém, grande parte dos novos consumidores, por razões variadas, preferem as compras via débito. Nesse sentido, este último merece atenção especial, já que nem todo comprador tem a facilidade de imprimir boletos, ler códigos de barra etc. Ainda há novos produtos que prometem facilitar esta opção no médio prazo, como por exemplo o 3DS 2.0 e o PIX. Se toda compra na internet deve ser intuitiva, as via débito merecem atenção redobrada.

‘Hora da verdade’

O pagamento é um momento-chave no e-commerce, aquele no qual a intenção de compra converte-se em uma compra efetiva. Por isso, é importante apostar sempre em layouts limpos, intuitivos e de fácil navegabilidade. Os meios de pagamento devem proporcionar uma experiência fluida ao usuário, jamais um impeditivo, por isso vale realizar também uma análise minuciosa do processo e identificar pontos-chave nos quais os compradores interrompem o processo e desistem da aquisição: é o primeiro passo para corrigir falhas e garantir conversões, sobretudo nas chamadas “compras de impulso”, justamente aquelas nas quais o usuário busca mais praticidade.

O melhor dos mundos

Um meio de pagamento fácil, prático e rápido também deve ser, acima de tudo, seguro. O “casamento perfeito” é um pagamento rápido, intuitivo aliado à segurança, e a meta deve ser sempre manter estes três pilares quando for desenhar e formatar uma loja on-line, sem se esquecer, obviamente, dos meios de pagamento. Caso queira assistir o webinar completo e nosso bate-papo com o Diogo, acesse canal do YouTube da Braspag e saiba tudo o que precisa sobre este aspecto tão importante do e-commerce.

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